Símbolos e seus significados (parte 2)

Os símbolos que os góticos usam não são de invenção gótica. As cruzes, os pentagramas, os símbolos celtas e egípcios, como o própio nome indica, pertencem ao seu local de origem. Podemos afirmar que os góticos têm tendência para o misticismo. Porque se interessam pelas ciências ocultas, pela religião, pelo sobrenatural, pelo esoterismo, pela magia, tudo conceitos que já definiam o gótico desde o século XIX, trata-se mesmo de uma questão de personalidade.
Acredita-se que a crucificação de Jesus desempenhou um papel central na humanidade para remover os seus pecados, e eles consideram a cruz como um sinal de socorro, uma vez que segundo a Igreja Católica, este é um símbolo sagrado de Deus. Este cruzamento é um poste vertical com um feixe horizontal curta acima do centro.
O Martelo de Thor - chamado Mjölnir era um martelo de guerra mágico usado por Thor. Thor é um deus, representando a força da natureza (trovão) na Mitologia nórdica produzindo raios com o seu martelo Mjolnir. Mjolnir nunca errava o alvo e sempre retornava às suas mãos. O martelo é o símbolo da força para os nórdicos, e acredita-se que quem carrega um martelo consigo terá força e boa sorte. Os atiradores de martelos tinham costume de levar um pingente em forma de Mjölnir para as competições e batalhas, acreditando que Thor iria ajudá-los.


É um símbolo celta que representa as tríades da vida em eterno movimento e equilíbrio. Exemplos: · nascimento, vida e morte · corpo, mente e espírito · céu, mar e terra Este importante símbolo, também conhecido como triskele, triskelion ou tryfot, é uma espécie de estrela de três pontas, geralmente curvadas, o que confere ao símbolo uma graciosa fluidez de movimento. Pode ainda ser definida como um conjunto de três espirais concêntricas. É um dos elementos mais presentes na arte celta, e tem sua origem atribuída aos povos mesolíticos e neolíticos.
O Ankh é um símbolo que significa, entre outros, a imortalidade. É encontrado nas gravuras e hieróglifos a partir da 5ª Dinastia egípcia, principalmente nos Templos de Luxor, Medinet Habu, Hatshepsut, Karnak e Edfu. Além de obeliscos, túmulos e murais.
No Ocidente, o Ankh é conhecido como Cruz Egípcia ou Cruz Ansata. Esta segunda denominação tem origem na palavra latina Ansa, que significa Asa. Além destas, o encontramos como Chave do Nilo (ou da vida), Cruz da Vida ou simplesmente Cruz Ankh.
Olho de Hórus ou 'Udyat' é um símbolo, proveniente do Egito Antigo, que significa proteção e poder, relacionado à divindade Hórus. Era um dos mais poderosos e mais usados amuletos no Egito em todas as épocas.
Segundo uma lenda, o olho esquerdo de Hórus simbolizava a Lua e o direito, o Sol. Durante a luta, o deus Set arrancou o olho esquerdo de Hórus, o qual foi substituído por este amuleto, que não lhe dava visão total, colocando então também uma serpente sobre sua cabeça. Depois da sua recuperação, Horus pôde organizar novos combates que o levaram à vitória decisiva sobre Set. Era a união do olho humano com a vista do falcão, animal associado ao deus Hórus. Era usado, em vida, para afugentar o mau-olhado e, após a morte, contra o infortúnio do Além.



18 Comentários:

Anônimo disse...

olá meu nome é Maykon sou rockeiro mas porém admiro muito a cultura gótica, sou moreno e você acha que se virasse gótico ficaria legal. Abraços e mais uma vez digo que a cultura gótica é uma das melhores para mim e além de ser rockeiro também amo as músicas góticas. Abraços e sucesso.

Anônimo disse...

oi o meu nome e andreia e gosto muito das musicas gothicas porem sou roqueira e gostaria de ser gothica pode ter a mistura de heave meta com rock gothico? beijos!!!

Anônimo disse...

Olá meu nome é Thayná, porém n sou gótica mas... admiro pra caramba essa cultura pois os góticos expressam seus sentimentos de forma visual, boa sorte pessoal, grande abraço!

Anônimo disse...

ola me chamo léia hoje ando meio sem tempo,mas já me senti muito como um gotico no seu mundo,nos seus pensamentos e até poemas,revoltas,tristezas e alegrias,me sentia tão distante da sociedade...havia apenas os amigos,gosto de rock e do estilo gotico eu acho que um completa o outro,hj curto mais um som trabalhado não só guitarras rápidas.um abraço querida

Anônimo disse...

sou gotico adimiro essa cultura sou gotico para mi afasta do mundo dessas pessoas indiotas em brevi vou parti desse mundo para sempri falou...

Anônimo disse...

eu amo musica gotica,acho muito legal o estilo gotico eu queria usar esse estilo,muito doido.

Anônimo disse...

olá eu sou rockeira mas eu amo o estilo gotico e gostaria de ser gotica
mas eu não sei se fico bem pq eu sou morena clara...

Anônimo disse...

Sou gótico de origem,só ouço musicas góticas
a minha predileta é death come near (Draconian. Não obstante gosto da vida, aprecio o anoitecer e o amanhecer. sou comunicativo e adoro fazer amizades, apesar de um setimento de tristeza que carrego comigo desde a infãncia, talvez isso me tornou um gotico.

Anônimo disse...

Comecei a me sentir bem com a cultura gótica, admiro essa galera de tanto estilo, pena que por enquanto não posso me "revelar", pois sabem como são os pais não é??? Mas com o tempo eles vão se acostumando com o meu novo eu ^^

Anônimo disse...

Caramba! Ser gótico não é só vestir-se... Teu tom de pele nada tem a ver com teus sentimentos. Isso não é tendência nem modinha. Isso vem de dentro. Vem da tua essência, do âmago do teu ser, da tua alma. Ninguém "vira gótico", as pessoas se descobrem assim.

Yuki Chan disse...

Sou Bianca e tenho 12 anos. Sou completamente apaixonada pela cultura gótica, mas acho que não posso ser uma, as vezes sou um pouco hiperativa e eu não transmito um ar de tristeza. Mas eu sempre quis tirar meu lado gótico pra fora.

Anônimo disse...

os góticos tem vontade de se matar?

Anônimo disse...

Não conheço muito bem essa cultura, sou uma pessoa hiperativa, extrovertida, escuto generos diferentes de musicas, inclusive gótica (evanescence) . gostaria de saber se os góticos sentem vontade de se matar, em razão da tristeza que sentem.

Angélica Freitas disse...

Ola. Tenho 19 anos, admito que estou sempre triste, pareço, para mim estou normal. Prefiro a noite porque o sol me da tonturas ate cheguei a desmaiar. Esta e a primeira vez que leio sobre góticos. Não uso roupas pretas, e raro. Mas confesso que sempre gostei desse estilo.

Anônimo disse...

Ola gente meu nome e samuel eu so gotico eu admiro d+ a cultura gotica

Patricia Casemiro disse...

Boa noite,
Eu sou negra e estou me descobrindo como uma pessoa gótica.

Celia Regina disse...

Olá..conheci uma pessoa Gótica..e ela chamou a minha atenção..daí comecei a ouvir músicas góticas..ão sei se isso tem a ver..mas sempre gostei de estar sozinha em cemitérios..e sempre senti em mim um vazio..e uma tristeza ..a morte..cadáveres..a noite..cavernas..me impressionam muito até a um certo deleite..

Celia Regina disse...

Conheci uma pessoa Gótica..e fiquei impressionada com ela..seu modo de vestir..ela me sugeriu as músicas góticas..gosto muito..sempre gostei de ficar horas e horas em cemitérios..a morte..cadáveres.me impressionam..

Postar um comentário

 
Seja bem-vindo ao mundo gótico! © Copyright | Template By Mundo Blogger |